Vias Lacrimais

O tratamento das vias lacrimais é considerado uma subespecialidade dentro da plástica ocular e aborda, principalmente, as disfunções da drenagem da lágrima, suas alterações ou infecções (dacriocistite aguda ou crônica). O canal lacrimal conecta as pálpebras ao nariz por meio do ducto naso-lacrimal e é responsável pelo escoamento da lágrima. A obstrução do canal lacrimal gera lacrimejamento constante. Pode ser congênito ou adquirido.

A obstrução congênita das vias lacrimais acomete recém-nascidos e causa lacrimejamento e secreção ocular importante. Usualmente, pode haver abertura espontânea do canal lacrimal dentro dos 6 primeiros meses de vida. Após esse período, caso persistam os sintomas, costumamos indicar um procedimento de sondagem das vias lacrimais, que é um tratamento bastante efetivo, especialmente se realizado antes de um ano de idade.

Para casos em que a sondagem não obteve o sucesso desejado, podemos entubar a via lacrimal com uma sonda de silicone, dilatar a via lacrimal com um balão ou até mesmo indicar um procedimento cirúrgico chamado Dacriocistorrinostomia.

Fonte: OftalmoCentro

Atendimento Via WhatsApp

(62) 99346-1044