Órbita

A órbita é uma cavidade do esqueleto da face em forma de pirâmide onde estão inseridos o bulbo do olho, músculos, nervos, vasos e o aparelho lacrimal. Os músculos da órbita são responsáveis pela movimentação da pálpebra superior e do olho.

As paredes medial e inferior são finas e podem ser fraturadas por golpe. A parede superior é mais resistente, mas é fina e um objeto pontiagudo pode penetrá-la, atingindo o lobo frontal do cérebro.

Uma fratura normalmente causa sangramento e, como consequência, aumento de pressão do olho e exoftalmia. Estruturas adjacentes podem ser afetadas e causar sangramento no seio maxilar, deslocamento dos dentes maxilares, fratura dos ossos nasais.

As fraturas por ruptura podem provocar visão dupla, afundamento do globo ocular, um globo ocular que apenas consegue olhar para baixo, diminuição da sensibilidade ao toque e dor em torno da bochecha ou do lábio superior (causada por lesão dos nervos por baixo da órbita) ou acumulação de ar nos tecidos por baixo da pele (enfisema subcutâneo). A pessoa pode sofrer de visão dupla se um dos músculos que fazem o olho se mover estiver preso na fratura. O músculo obstruído impede que o olho se foque no objeto para o qual o outro olho está olhando. O enfisema subcutâneo ocorre se a fratura do assoalho da órbita permitir que o ar proveniente do nariz ou dos seios entre nos tecidos que rodeiam o olho, especialmente quando a pessoa assoa o nariz.

A visão pode ficar comprometida se as pálpebras estiverem inchadas, de tal forma que não consigam abrir, ou, em raras ocasiões, se o globo ocular estiver danificado, ou se o sangue de vasos sanguíneos rasgados acumular atrás do globo ocular (hematoma retrobulbar) e exercer pressão sobre o nervo que conduz ao cérebro (nervo óptico).

Suspeita-se de diagnóstico de fratura da órbita com base nos sintomas e nos resultados de um exame físico. É realizada uma tomografia computadorizada (TC), que mostra qualquer fratura, acúmulo de sangue e tecido deslocado ou obstruído.

Fonte: Manual MSD

Atendimento Via WhatsApp

(62) 99346-1044