Ultrassonografia Ocular

A Ultrassonografia ou ecografia é um método de diagnóstico muito recorrente na medicina, que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. Auxilia na pesquisa de doenças congênitas ou adquiridas ao longo da vida e permite o acompanhamento da evolução de diversas enfermidades, assim como dos resultados de intervenções cirúrgicas.

Como funciona a Ultrassonografia Ocular?

O equipamento tem dois transdutores (modo A e modo B), que são as partes que ficam em contato direto com nosso corpo, cada uma para uma finalidade: avaliar a parte posterior (modo B) e a anterior do olho (modo A). Por meio da emissão de ondas, que atingem várias estruturas do olho, são captados sinais pelo equipamento. Esses sinais são posteriormente transformados em imagens bidimensionais do globo ocular. O exame dura, em média, 5 a 10 minutos e é indolor.

Para o exame posterior, é aplicado um pouco de gel e colírio anestésico sobre a pálpebra. Já para o exame anterior, deve-se manter os olhos abertos para não prejudicar a imagem.

Quando a Ultrassonografia Ocular é indicada?

Este exame é recomendado para casos nos quais não se consegue visualizar o fundo de olho através do exame do mapeamento de retina, como, por exemplo, na presença de catarata total, hemorragia vítrea e opacidades da córnea.

Também pode ser indicado em casos difíceis de biometria ultrassônica, para auxílio na medida do comprimento axial do olho.

Atendimento Via WhatsApp

(62) 99346-1044