Paquimetria

O que é Paquimetria Ocular?

O exame de Paquimetria ocular é o processo que permite medir a espessura da córnea, sendo a córnea a parte transparente do olho, através da qual visualizamos a íris e a pupila. A determinação da espessura corneana é fundamental no diagnóstico de algumas doenças dos olhos ou como avaliação pré-operatória de algumas cirurgias.

A Paquimetria ocular é um exame oftalmológico importante também para o acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento de algumas doenças oculares.

Como funciona a Paquimetria ocular?

É utilizado um paquímetro (equipamento médico que mede a espessura da córnea). A paquimetria pode ser realizada apenas em um olho ou em ambos.
Os resultados do exame serão normais se a espessura da córnea estiver dentro de determinados valores, que deverão estar entre 470 e 550 micrômetros. Abaixo desses valores, a córnea é considera fina, sendo necessário diferenciar algumas alterações que podem causar o afinamento da córnea. Acima desses valores, a córnea é considerada espessa, devendo-se encontrar a causa.

Quais os tipos de Paquimetria ocular?

O exame pode ser realizado por meio de ultrassons ou infravermelhos.

Paquimetria Ultrassônica

A espessura da córnea é determinada através da emissão de ultrassons. A avaliação pode ser feita na área central, paracentral e na periferia da córnea.
A Paquimetria Ultrassônica é um exame indolor e de execução rápida. Uma gota de colírio anestésico é administrada e o paciente deve fixar o olhar no ponto determinado pelo médico, de modo que a sonda ultrassônica efetue as medidas. Não é necessário dilatar a pupila para esse procedimento e o resultado é dado de forma imediata.

Paquimetria por Pentacam

A espessura da córnea é determinada através de infravermelhos. Atualmente, este exame é um dos melhores para determina-la, pois apresenta claras vantagens quando comparado com as demais técnicas existentes.

Quando a Paquimetria ocular é indicada?

A Paquimetria é fundamental para o pré e pós-operatório de cirurgias refrativas, uma vez que essas cirurgias modelam a córnea, devendo perder algum tecido. É um exame essencial para quem tem glaucoma, já que a espessura da córnea influencia na leitura dos tonômetros mais utilizados. Tambéms é realizado para o diagnóstico de Ceratocone e de outras distrofias da córnea.

Orientações

A Paquimetria é um exame de realização simples e rápida e, por isso, não existe necessidade de qualquer preparação, cuidados especiais antes do exame ou suspensão de qualquer remédio.

Fonte: https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/oftalmologia/paquimetria

Atendimento Via WhatsApp

(62) 99346-1044