Angiofluoresceinografia

Angiofluoresceinografia

Angiofluoresceinografia ou Retinografia Fluorescente é um procedimento de diagnóstico que utiliza uma câmera fotográfica especial para tirar uma série de fotografias da retina, depois de injetado corante na veia do paciente.

O corante, fluoresceína sódica, é injetado na veia do braço para a realização do exame. O corante vai do sistema venoso para a circulação arterial e atinge o globo ocular. Na medida em que o corante passa através dos vasos da retina, são tiradas fotos. Normalmente os vasos retinianos são impermeáveis ao corante. Se os vasos não estão normais, o corante transborda do sistema vascular para a retina. O exame também permite ver áreas da retina sem vascularização, chamadas áreas avasculares, que causam perda da visão.

A angiofluoresceinografia é muito útil para diagnóstico de doenças da retina que alteram os vasos, como diabetes, degeneração macular relacionada à idade e vasculites, entre outras.

Esse procedimento é frequentemente confundido com exames radiográficos que utilizam iodo, mas não é o caso. O risco de reação alérgica ou problemas renais pelo contraste é baixo e o médico deve avaliar o risco e benefício em pedir este exame.

O Hospital Ver possui estrutura completa para cuidar de doenças oculares. Além de tratamento com profissionais especializados, oferecemos os mais diversos exames e cirurgias oftalmológicas.

Para agendar uma consulta com a nossa equipe, é só entrar em contato por e-mail ou ligar no nosso telefone (62)3096-9696.

Atendimento Via WhatsApp

(62) 99346-1044