Pterígio

Postado em 18 de novembro de 2018

O pterígio é um espessamento vascularizado da conjuntiva (membrana transparente que recobre toda a região branca do olho) de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea.

Não é uma doença ocular infecciosa, mas pode afetar a visão caso se estenda na região central da córnea.

Sintomas de Pterígio

Os principais sintomas são olhos vermelhos, queimação, sensação de corpo estranho, ardência ocular e fotofobia (sensibilidade à luz).

O pterígio pode crescer progressivamente sobre a córnea, podendo distorcê-la, causando astigmatismo.

Causas do Pterígio

O pterígio surge devido ao excesso de exposição ao sol sem devida proteção (óculos escuros), assim como olho seco e irritação por poeira ou vento.

Tratamento de Pterígio

Para o pterígio, o tratamento indicado é apenas o uso de colírios anti-inflamatórios. Tratamento cirúrgico só é feito quando há piora da visão, irritação ocular crônica ou alterações estéticas.

Cirurgia de Pterígio

A cirurgia consiste na remoção ou exérese do pterígio. Por vezes, utiliza a própria conjuntiva do paciente ou placenta preservada para preencher o espaço vazio criado. Neste procedimento, o pterígio é removido e a membrana amniótica ou a conjuntiva é colocada e suturada na área afetada (enxerto ou transplante), sendo realizado sob anestesia local e com duração de aproximadamente 30 minutos.

Voltar
Atendimento Via WhatsApp

(62) 99346-1044