Cirurgia de Retina

Cirurgia de Retina

Criopexia
Nesse processo, o cirurgião aplica uma sonda de congelamento na superfície externa do olho diretamente sobre o defeito da retina. Dessa forma, a área em torno do orifício é congelada, o que resulta numa cicatriz que ajuda a proteger a retina.

Após o procedimento, você provavelmente vai ser aconselhado a se afastar de suas atividades nas próximas duas semanas ou mais para dar tempo da união de tecidos criada pelo procedimento se fortaleça.

Retinopexia pneumática
Neste procedimento, o médico injeta uma bolha de ar ou gás no vítreo. Esse gás irá obstruir o buraco da retina impedindo a passagem de líquido. Dessa forma, a retina coloca-se novamente em seu lugar, na parede do fundo do olho. Pode ser necessário manter a cabeça em uma determinada posição durante alguns dias para deixar a bolha no lugar. A bolha também será eventualmente reabsorvida por si própria.

Retinopexia com introflexão escleral
Nesse caso, coloca-se uma faixa ou banda de silicone ao redor dos olhos, para que a esclera (porção branca do olho) seja pressionada em direção à retina. Geralmente, esse procedimento é feito junto com criopexia ou vitrectomia, se for necessário colar uma ruptura da retina.

Se você tem vários rasgos ou furos ou uma extensa lesão, o cirurgião pode criar uma fivela escleral que circunda todo o olho como um cinto. A fivela geralmente permanece no local para o resto de sua vida.

Cirurgia a laser
A cirurgia a laser, ou fotocoagulação, também pode ser usada. O cirurgião dirige um feixe de laser para a ruptura da retina. O laser faz queimaduras em torno do rasgo, criando cicatrizes que funcionam como uma “solda” na da retina para o tecido subjacente.

Vitrectomia
Neste procedimento o médico remove o vítreo juntamente com qualquer tecido que está puxando a retina. Ar, gases ou líquidos são injetados no espaço vítreo para recolocar a retina no lugar.

Eventualmente, o ar, o gás ou o líquido será absorvido e o espaço vítreo vai se encher com fluido corporal. No entanto, se a reparação de descolamento da retina usa um óleo de silicone, o óleo é frequentemente removido cirurgicamente meses mais tarde.

A vitrectomia é muitas vezes combinada com a retinopexia com introflexão escleral.

Atendimento Via WhatsApp

(62) 99346-1044