Cirurgia das Vias Lacrimais

Cirurgia das Vias Lacrimais

A obstrução adquirida das vias lacrimais causa desconforto, lacrimejamento e secreção em adultos. Nesses casos, o tratamento é cirúrgico.

A obstrução adquirida das vias lacrimais pode acometer a parte alta da via lacrimal causando lacrimejamento apenas, ou pode ser na porção baixa da via lacrimal, nesse caso, o lacrimejamento, usualmente, está acompanhado de secreção ocular.

A Dacriocistorrinostomia é uma cirurgia frequentemente indicada para pacientes portadores de obstrução baixa da via lacrimal e, basicamente, consiste em produzir uma nova via de escoamento da lágrima. Essa cirurgia pode ser realizada por via externa, através de um pequeno corte na pele realizado na base do nariz ou pode ser realizada via endoscópica (por dentro do nariz). Ambas demonstram um elevado índice de sucesso.

Normalmente, realizamos a entubação da via lacrimal com uma sonda de silicone temporária, para manter o novo canal aberto durante o período de cicatrização. Para casos de obstrução alta da via lacrimal (a nível dos canalículos), pode ser necessário realizar uma conjuntivodacriocistorrinostomia, que consiste na dacriocistorrinostomia com a colocação do tubo de Jones (tubo permanente que comunica o olho ao nariz).

Fonte: OftalmoCentro

Atendimento Via WhatsApp

(62) 99346-1044